Seguidores

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Medjugorje, o lugar onde o céu toca a terra!




É um pequeno vilarejo da Bósnia-Herzegovina com cerca de 4.300 habitantes. Praticamente, todas as pessoas consideram-se de nacionalidade croata, falam a língua croata, usam o alfabeto latino e são católicas. O novo Estado onde se encontra Medjugorje é uma democracia parlamentar.

A história desta região tem sido caracterizada pela continua migração da população. Antes da Primeira Guerra Mundial, emigraram por causa da pobreza. Durante o período entre as 2 grandes guerras, a hegemonia sérvia e perseguição no Estado multiétnico da nova Iugoslávia, levou muitos a abandonar sua terra natal para terras distantes como a América Norte e América do Sul. A migração em grande escala começou após a Segunda Guerra Mundial, quando os ditadores comunistas forçaram muitos a fugir da Croácia, sufocada pela Iugoslávia comunista. 

No início dos anos 70, houve grande êxodo do povo croata para Alemanha, Suécia, Suíça, Estados Unidos, Canadá, Austrália, África do Sul e Nova Zelândia. Os comunistas afirmaram que estes haviam deixado o país apenas temporariamente, quando na verdade, foram explorados e obrigados a trabalhar apenas para sobreviver. Pelo sistema político comunista, foram considerados "inimigos do Estado", e também seus parentes que residem em sua terra natal. Seu retorno era impossível...

Com a queda do regime comunista e graças aos acontecimentos sobrenaturais das aparições de Nossa Senhora iniciados em 1981, a população lentamente começou a voltar para sua terra natal. No entanto, ainda existem muitos emigrantes que passam períodos em Medjugorje....


O acolhimento aos peregrinos inicialmente era feito pelos próprios habitantes locais mas com a divulgação das aparições marianas, cresceram estruturas locais de apoio como pensões, hotéis e restaurantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário